FIC.A está de regresso: festival de ciência junta mais de cem entidades em Oeiras

Segunda edição do FIC.A quer captar novos públicos para a ciência, com espectáculos e palestras sobre várias áreas científicas. O festival regressa na próxima segunda-feira, no Hub-ACT, em Porto Salvo.

Foto
Depois de desmonstar a ciência dos super-heróis em 2021, Barry Fitzgerald regressa para falar da ciência d'A Guerra das Estrelas DR

Com o objectivo de captar novos públicos para as várias áreas do conhecimento, com recurso à cultura, o Festival Internacional de Ciência (FIC.A), decorre em Oeiras de 10 a 16 de Outubro, anunciou a organização.

O FIC.A vai juntar, ao longo dos sete dias, “mais de 100 entidades académicas, científicas, tecnológicas, diplomáticas, governamentais e não-governamentais, apresentando milhares de actividades”, como debates, palestras, exposições, espectáculos, concertos, oficinas e formação.

Segundo a organização, estas actividades abordarão “tópicos científicos importantes”, com palestrantes e artistas que “estão entre os melhores no seu ramo, trabalhando na vanguarda das suas especialidades”.

O festival tem uma componente dedicada às escolas, estando prevista a participação de mais de 18.500 alunos durante os cinco dias da semana, enquanto no fim-de-semana apresenta um programa para todas as idades “repleto de explorações divertidas e lúdicas, incluindo uma programação cultural inspirada pela ciência”.

“A segunda edição do FIC.A inclui centenas e actividades interactivas com os públicos para que, de modo sensorial e apelativo, entendam que a ciência está em tudo”, adiantou ainda a organização.

Entre as várias actividades disponíveis, o público vai poder assistir a um espectáculo de compreensão da ciência através do ilusionismo, a uma palestra sobre a ligação entre a música e o conhecimento, a uma oficina de ilustração científica, a uma palestra sobre a exploração do universo e a uma visita virtual ao Observatório Espacial Europeu.

Teresa Lago, professora catedrática e investigadora aposentada da Universidade do Porto e fundadora do Centro de Astrofísica que dirigiu durante 18 anos, é a embaixadora da edição deste ano do festival.

Sugerir correcção
Comentar