O que é a Fat Bear Week? Tudo o que deves saber sobre estes (grandes e rechonchudos) ursos

A semana em que o Alasca celebra os ursos mais bem alimentados está de volta. Os fãs da Fat Bear Week podem assisitir à competição pela Internet e votar nos concorrentes preferidos.

Foto
Fat Bear Week decorre esta semana no Alasca Lian Law

É uma época de alegria, e não estamos a falar do Natal. É a Fat Bear Week (Semana do Urso Gordo, em tradução livre), um deleite puro e maravilhoso para as pessoas que precisam de uma pausa das duras realidades da vida.

A competição abrange os ursos-pardos do Parque Nacional de Katmai e Preserve, no Alasca, que, durante a época de hibernação, se transformam de magricelas para elefantes. Com a Internet a assistir, através de câmaras que mostram os movimentos dos ursos ao vivo, os concorrentes entram em modo fera em busca dos milhões de salmões que nadam da Baía de Bristol pelo rio Brooks. Depois, cabe aos eleitores votarem no “mais gordo”.

“Não há um verdadeiro conjunto de critérios em que é suposto votar”, diz Mike Fitz, naturalista residente do Explore.org, que fundou a competição em 2014. “Podemos votar apenas no urso maior, olhar para a gordura relativa ou considerar as circunstâncias da vida de cada urso, como os desafios de gerar descendentes”.

Para os que ainda não conhecem a competição, aqui está tudo o que precisam de saber sobre a semana, e como a celebrar como deve ser.

O que é a Fat Bear Week ?

Pensa na Fat Bear Week como uma combinação do March Madness (a competição de basquetebol universitário dos EUA) com um concurso para comer o maior número de cachorros quentes, mas com 12 ursos castanhos no Parque Nacional Katmai e na Reserva de Conservação do Sudoeste do Alasca.

É um torneio de eliminação única onde os fãs votam online nos concorrentes favoritos, enquanto eles se fortalecem para a hibernação de Inverno. Os dois últimos lutam nas finais (na Internet, não na vida real) pelo título de Fattest Bear (urso mais gordo) na Fat Bear Tuesday.

Mas o maior objectivo da semana é promover os esforços de conservação para preservar lugares como Katmai. “Num momento em que a maioria das histórias de conservação podem ser uma desgraça e tristeza, a Fat Bear Week permite-nos verdadeiramente celebrar os nossos ursos e o ecossistema de Katmai em geral”, declarou Lian Law, especialista em informação visual.

Quando é a Fat Bear Week?

Acontece de 5 a 11 de Outubro, embora tenha datas diferentes a cada ano.

Como se vota?

Os fãs podem votar no site Explore.org durante todos os dias da competição, entre as 12h e as 21h locais (21h e 6h em Portugal Continental).

Desde que o concurso começou, em 2014, a participação tem crescido de forma exponencial, tal como acontece com os ursos todos os Verões. A primeira Fat Bear Week registou alguns milhares de votos, enquanto 2021 trouxe quase 800 mil.

Foto
Para ver os ursos no seu habitat natural, basta aceder às câmaras do Explore.org N. Boak

Como podemos ver os ursos ao vivo?

Para ver os ursos no seu habitat natural, basta aceder às câmaras do Explore.org que transmitem o que se passa em directo. Há duas câmaras a captar o que acontece no rio Brooks – uma no principal ponto de pesca e outra perto da saída do rio. Existem ainda mais algumas posicionadas à volta de Katmai.

Quem ganhou no ano passado?

A coroa do ano passado foi para um dos ursos mais antigos do parque, Otis, que se sagrou vencedor pela quarta vez.

Como é que a Fat Bear Week começou?

Fitz ajudou a lançar a competição quando trabalhava como guarda-florestal no Parque Nacional de Katmai. O primeiro concurso teve lugar em 2014 e decorreu apenas num único dia: a Fat Bear Tuesday. Foi tão bem recebido que Fitz alargou o conceito para dar às pessoas o que elas queriam: mais conteúdo e diversão com ursos gordos. Agora, há o concurso para adultos e ainda o Fat Bear Junior – concurso de dois dias onde as rechonchudas crias de urso do parque são as estrelas.

Quanto é que pesa um urso gordo?

Um urso macho adulto de Katmai pesa, a meio do Verão, entre 317 a 408 quilos. Vários ursos-pardos grandes de Katmai podem pesar mais de 450 quilos até ao Outono. Os ursos machos mais velhos são significativamente maiores do que as fêmeas.

“Por vezes, são apenas metade do tamanho de um macho adulto”, afirmou Fitz. “E isso deve-se aos custos energéticos de criar as crias”.

Como é que os ursos são pesados?

Não são. “Só podemos fazer palpites sobre o peso destes animais para a Fat Bear Week”, explica Fitz.

“Foram feitos estudos no passado em que o urso era tranquilizado, pesado e obtinha-se o tamanhos médio de corpo ... mas os ursos gordos não são transportáveis de todo. Não podem ser tranquilizados nem têm uma coleira com um transmissor de rádio [que monitoriza remotamente os movimentos do animal].”

No entanto, os cientistas do Alasca são pioneiros na utilização de sistemas terrestres de rastreamento a laser para medir o volume dos ursos de Katmai.

Quantos ursos castanhos existem em Katmai?

Fitz diz que a última contagem oficial da população de ursos de Katmai foi feita em 2007, com uma estimativa de cerca de 2200 ursos.

“Provavelmente houve algumas mudanças desde então... mais ou menos algumas centenas”, acrescenta. “Nos últimos 20 anos, vimos perto de 40 ursos no rio e tantos como 110 ursos por Verão.”

Quais são outras formas de participar na Fat Bear Week?

Há um calendário de eventos para os fãs. Os guardas do parque respondem às perguntas sobre os ursos através de mensagens em blogues, tweets, conversas online e discussões em fóruns. “Também temos presença adicional na área de comentários do YouTube, assim como nos tweets em directo, para que possamos ter mais interacção com os fãs”, afirma Law.

Mas os maiores fãs celebram para além dos eventos oficiais e das câmaras dos ursos. Seguem tudo no Twitter com a hashtag #FatBearWeek e juntam-se ao espírito do grupo de Facebook Fat Bear Week Bracket Tournament. Fazem campanha para os seus concorrentes favoritos com memes e cartazes.

Além disto, transformam a semana numa experiência educativa nas escolas e bibliotecas e lêem o livro de Fitz. Fazem bolachas em forma de urso, comem salmão, ouvem as listas inspiradas na competição do Spotify. Têm festas de observação dos ursos e de apostas. E a lista continua.

Pode-se assistir pessoalmente?

Podes viajar para ver os ursos em pessoa, mas chegar ao rio Brooks, onde os ursos gordos passam grande parte do seu tempo de festa pré-hibernação, não é uma viagem simples.

O alojamento na zona esgota-se com um ano de antecedência. A opção mais barata é acampar, mas é difícil conseguir um lugar num dos poucos espaços de acampamento quando estes ficam disponíveis a 5 de Janeiro. Podes também tentar reservar uma cabana no Brooks Lodge através de um sistema de lotaria, ou um quarto no Katmai Wilderness Lodge.

Se não puderes passar a noite perto do rio, Naomi Boak, guarda-florestal do Parque Nacional de Katmai, diz que os viajantes podem vir numa viagem de um dia, ou visitar outros destinos de observação de ursos. Não é recomendado ir durante o torneio propriamente dito, uma vez que normalmente já passou o pico de observação de ursos, mas as semanas que antecedem a Semana do Urso Gordo são uma época popular para fazer a viagem.

Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post

Sugerir correcção
Comentar