Salário mínimo pode ficar acima dos 750 euros em 2023

Acordo de Rendimentos não se compromete com um valor para 2023, mas assume que aumento deve assegurar um “diferencial adicional” para compensar a inflação.

Foto
Parceiros sociais e Govrno discutem acordo de rendimentos para a legislatura LUSA/ANDRÉ KOSTERS

O Governo já tinha sinalizado que o salário mínimo iria subir para os 750 euros em 2023, mas no Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, apresentado nesta quarta-feira aos parceiros sociais, admite que possa haver um “diferencial adicional” para compensar os impactos da inflação.

Em 2022, a remuneração mínima aumentou 6% mas, caso as previsões de inflação do Governo (7,4%) se confirmem, isso vai traduzir-se numa perda de poder de compra de 1,4%.

O primeiro-ministro, António Costa, já tinha garantido que, no próximo ano, o salário mínimo passaria de 705 para 750 euros, o que corresponde a um aumento de 6,4%. Tendo como referência a previsão de inflação do Conselho de Finanças Públicas de 5,1%, a subida prevista permitirá um ganho de 1,3%, mas será insuficiente para compensar a perda verificada em 2022 e fica muito longe dos ganhos médios de 3% registados nos anos anteriores.

Perante este cenário, o Governo garante que, em 2023, “o aumento da remuneração mínima mensal garantida deve assegurar um diferencial adicional para compensar os impactos da inflação”.

Não se clarifica em que é que esse adicional se irá traduzir e se isso significa uma aceleração da evolução do salário mínimo face à meta de 900 euros que o Governo mantém para o final da legislatura.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários