No sertão do Ceará, rema-se contra a corrente por uma educação pública de excelência

A paragem das aulas presenciais durante quase dois anos agravou problemas perenes no sistema de educação pública brasileira. Em Sobral, conhecida como modelo exemplar no ensino básico, o impacto fez-se sentir, mas ninguém é deixado para trás.

Foto
O grande impacto da pandemia no sistema educacional de Sobral incidiu sobre as competências adquiridas pelos alunos (foto de arquivo) Bruna Prado/Gettyimages

Para se chegar a Sobral a partir de Fortaleza, atravessa-se parte do sertão cearense. A paisagem é monótona e o calor entorpece os sentidos. Ao longo da estrada, o solo é pedregoso, a vegetação é castanha, as árvores vergam-se pela seca. Alguns cactos e palmeiras aparecem pelo caminho. Não estamos ainda perante a face mais inclemente do sertão. Por aqui ainda se vêem vários cursos de água que vão sendo aproveitados pelo gado que se junta nas suas margens.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários