Há uma carta secreta escrita por Isabel II, mas só pode ser lida daqui a mais de 60 anos

A carta foi escrita em 1986 pela monarca britânica a propósito da inauguração do Edifício Rainha Vitória no centro de Sidney, Austrália. É dedicada aos cidadãos daquela cidade, mas só pode ser lida em 2085.

Foto
Isabel II em Maio de 2021 Reuters/JOHN SIBLEY

Há uma carta secreta escrita por Isabel II ainda por ler em Sidney, na Austrália. Contudo, ainda faltam mais de 60 anos até saber o que terá escrito a monarca britânica para o povo daquela cidade australiana. Só em 2085 será aberta a cápsula do tempo que contém as palavras da rainha, que morreu há uma semana, a 8 de Setembro, aos 96 anos.

Escondida na cápsula do tempo enterrada no Edifício Rainha Vitória no centro de Sidney, a carta foi escrita pela líder da Commonwealth — a que pertence a Austrália — em 1986 quando se celebrou a reabilitação do histórico edifício comercial, construído em 1898, para celebrar o Jubileu de Diamante (60 anos no trono) da bisavó de Isabel II.

A carta que data de Novembro, quando foi inaugurado o edifício depois das obras de reabilitação, cita o diário digital News.com.au, dirige-se ao presidente da Câmara de Sidney com as seguintes instruções: “Num dia apropriado escolhido por si no ano de 2085, por favor abra este envelope e passe aos cidadãos de Sidney a minha mensagem para eles.” Abaixo, Isabel II assinou apenas com o primeiro nome e um R — a icónica assinatura do reinado de sete décadas.

Até agora, a pequena nota que acompanha a misteriosa carta esteve guardada numa caixa de vidro numa parte restrita do edifício. Diz-se que nem os membros da equipa pessoal da rainha sabem o que terá escrito Isabel II a pensar nos habitantes daquela cidade.

O centenário Edifício Rainha Vitória quase foi demolido na década de 50 do século passado para dar lugar a um parque de estacionamento, mas uma petição impediu que tal acontecesse. Depois de uma recuperação total, em 1986, voltou a ser inaugurado, com a presença da Chefe de Estado da Commonwealth.

Desde então é um dos maiores centros comerciais da cidade de Sidney, com mais 180 lojas das principais casas de moda internacionais e marcas de joalharia. Inicialmente pensado para ser o mercado municipal, o edifício tem a escala de uma autêntica catedral. Na altura das festas, uma gigante árvore de Natal atrai centenas de visitantes.

Durante os 70 anos em que esteve no trono britânico, Isabel II visitou a Austrália por 16 vezes. Tinha apenas 27 anos quando se tornou mesmo a primeira monarca britânica a visitar aquele país, dois anos depois de ter sido proclamada rainha. O 7news estima que nesse ano tenha acorrido às ruas de Sidney cerca de um milhão de pessoas para ver a nova soberana.

Em 1963, Isabel e o príncipe Filipe regressaram para outra visita oficial e voltaram regularmente ao longo das décadas subsequentes. A última visita da monarca àquele país foi em 2011, quando conheceu a então primeira-ministra Julia Gillard.

i-video

Chegou ao trono há 70 anos, e teve o mais longo reinado da história do Reino Unido. A rainha Isabel II morreu aos 96 anos.

Carla B. Ribeiro,Joana Bourgard,Carolina Pescada
Sugerir correcção
Ler 1 comentários