A incrível viagem do burro doméstico ao longo da história contada pela genética

Estudo genético com vários investigadores portugueses traça o percurso dos burros domésticos ao longo da história. Confirma-se que a sua domesticação terá começado em África há 7000 anos. E revelam-se muitas outras peripécias.

Foto
Burros mirandeses Claudia Costa

Vamos directos ao assunto – na sua edição mais recente, a revista científica Science dá-nos detalhes sobre a incrível viagem do burro doméstico ao longo da história contada pela genética. Se tivéssemos de escrever uma sinopse desse percurso, seria algo do género: o burro começou por ser domesticado em África há 7000 anos e depressa se espalhou pela Eurásia há 4500 anos. Já no Império Romano, foram criados burros gigantes para se reproduzirem depois mulas para transporte e a guerra. Se ainda quisermos dar uma espreitadela a Portugal, ficamos a saber que os burros portugueses estão muito próximos dos da África ocidental. Agora, vejamos o que se fez para chegar a estas conclusões e recontemos a história da domesticação do burro acompanhada com algumas peripécias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários