Dobráveis, reciclados e privados: os muitos ecrãs da IFA 22

Em 2022, os corredores da grande feira de tecnologia de Berlim encheram-se de novos ecrãs, incluindo ecrãs “privados” projectados nas lentes de óculos de sol. A sustentabilidade foi outro grande tema da feira que voltou a abrir portas sem restrições.

Foto
A Lenovo apresentou na IFA os novos óculos T1 Lenovo

“Ecrãs” privados e ecrãs dobráveis, hortas interiores e telemóveis feitos de plástico reciclado encheram os corredores da IFA, uma das maiores feiras internacionais de electrónica de consumo, que terminou esta semana em Berlim. É a primeira vez em três anos que a Internationale Funkausstellung (conhecida por IFA) voltou a abrir as portas ao público, imprensa e investidores sem restrições.

Este ano, novos e diferentes tipos de ecrãs foram um dos maiores destaques da feira. A apostar na privacidade, a chinesa Lenovo partilhou que está a trabalhar num par de óculos – os T1 – que permitem aceder a informação guardada em telemóveis ou computadores quando se está a trabalhar em sítios públicos como cafés. Funcionam como uma espécie de ecrã secundário. Os aparelhos, que atraíram bastante atenção, serão compatíveis com os sistemas operativos Android (Google), PC (Windows), iOS e macOS (Apple) e devem chegar ao mercado no começo de 2023.

Para já, a Lenovo apresentou o ThinkPad X1 Fold (a partir de 4210 euros), um tablet com um enorme ecrã de 16,3 polegadas que se pode dobrar como um portátil. Já a Asus exibiu o Zenbook 17 Fold (a partir de 3500 euros) que, desdobrado, expõe um ecrã de 17,3 polegadas.

Foto
Zenbook 17 Fold Asus

Hortas e frigoríficos inteligentes

A sustentabilidade foi outro dos destaques da edição de 2022, com várias marcas a explicar como estão a tentar ser mais amigas do ambiente. A sul-coreana Samsung, por exemplo, passou uma parte significativa da sua apresentação a explicar como desenvolve máquinas de lavar a roupa que conseguem eliminar manchas a baixa temperatura.

A fabricante de electrodomésticos Miele levou à feira os frigoríficos K 4000, que combinam baixas temperaturas com uma espécie de “orvalho artificial” para manter vegetais e fruta frescos durante mais tempo e reduzir o desperdício. Os jardins e hortas verticais da Bosch também atraíram bastante interesse. Estes sistemas de cultivo de ervas e especiarias funcionam com inteligência artificial e podem ser programados à distância através de uma app.

Foto
As hortas interiores da Bosch voltaram a chamar muita atenção Karla Daniella Pequenino

A HMD Global, a empresa finlandesa que comprou os direitos de exploração da marca Nokia, aproveitou a IFA para mostrar como os seus novos telemóveis são uma alternativa sustentável às opções das grandes fabricantes de smartphones. O novo Nokia X30 (cerca de 519 euros) é feito a partir de 65% de plástico reciclado.

Gadgets dois-em-um

Como habitual, a IFA também deu palco a várias tecnologias caricatas. Na era do multitasking, o foco foram aparelhos que permitem fazer várias tarefas em simultâneo. Exemplo disso é a lâmpada Magic Lamp, da chinesa Xgimi, que se transforma num projector para exibir filmes nas paredes. Outro exemplo é o Ebo Air, da Enabot, um pequeno robô que lembra uma bola de ténis e funciona, ao mesmo tempo, como uma câmara de vigilância e um brinquedo para animais de estimação.

Foto
Ebo air Enabot

Fechadas as portas, os organizadores da IFA fazem um balanço positivo da edição de 2022. “Apesar dos desafios que enfrentamos nos últimos dois anos, a indústria [da electrónica de consumo] permanece forte e a IFA 2022 é a prova disso”, resumiu o director da IFA, Kai Mangelberger, no último dia da feira, que reuniu empresas e fabricantes de 46 países.

Sugerir correcção
Comentar