O maior aumento de pensões ou um corte de mil milhões? Depende de quem fala

Costa rejeita corte nas reformas e justifica decisão sobre pensões com sustentabilidade da Segurança Social, sem se comprometer com impacto futuro na base de cálculo. Oposição insiste que é “um truque” e PSD vai chamar decreto ao Parlamento.

Foto
Na ausência do ministro das Finanças, Ana Catarina Mendes fez as despesas políticas no debate parlamentar sobre inflação LUSA/TIAGO PETINGA

Ao terceiro dia, a polémica em torno da decisão do Governo em antecipar em Outubro o pagamento de metade do aumento das pensões previsto para o próximo ano continua a incendiar o país político. Afinal, “trata-se do maior aumento de pensões dos últimos 20 anos”, como afirmou a ministra Ana Catarina Mendes, ou de um corte de mil milhões, como garante o líder do PSD, Luís Montenegro? “É um problema”, resumiu o Presidente da República, falando de “duas realidades” a partir de Brasília.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários