Salários “milionários” na Lactogal são “um roubo aos produtores” de leite

A produção de leite em Portugal vive “endividada, revoltada e desanimada”. Está reduzida a 3713 vacarias, 58% das quais nas ilhas. O maior industrial – a Lactogal – duplicou os lucros em 2021, tem mais de 127 milhões parados no banco e paga mais de cinco milhões por ano aos órgãos sociais. “É um roubo, é imoral, é um escândalo”, dizem os produtores.

Foto
O custo das rações para animais aumentou "mais de 100%" depois do estalar da guerra na Ucrânia, dizem os produtores de leite

Do negócio de milhões gerado todos os anos com a recolha e tratamento de leite em Portugal, sobram tostões para quem alimenta de matéria-prima as cooperativas e a indústria. Fecharam mais de 90% das vacarias nas últimas duas décadas e os donos das que resistem vivem à míngua, numa “revolta permanente”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 75 comentários