Moqtada al-Sadr manda parar confrontos que mataram 30 pessoas em Bagdad

Iraque vive crise política desde que as eleições legislativas de Outubro. Líder do movimento sadrista ameaçou sair da cena política, o que desencadeou violentos confrontos. Presidente Barham Saleh defende eleições antecipadas.

Foto
Membros do Movimento Sadrista retiram-se de Bagdad EPA/MURTAJA LATEEF

O líder xiita iraquiano Moqtada al-Sadr criou uma das maiores e mais mortais ondas de confrontos na capital iraquiana dos últimos anos com o objectivo de ver dissolvido o Parlamento. Por não o ter conseguido, anunciou a sua “retirada definitiva” da cena política, que acabou por se traduzir num escalar das hostilidades. Pelo menos 30 pessoas morreram e outras 700 ficaram feridas em protestos na Zona Verde, em Bagdad. E o líder viu-se obrigado a ordenar aos seus seguidores que pusessem fim aos protestos, nesta terça-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários