Moqtada al-Sadr anuncia “retirada definitiva” da cena política

Após o anúncio, apoiantes do líder xiita iraquiano forçaram violentamente a entrada no palácio presidencial em Bagdad. Políticos iraquianos acreditam que esta decisão não passa de uma manobra para criar “ainda mais tensão”.

Foto
Protestos em Bagdad depois da saída do xiita iraquiano Moqtada al-Sadr da política e do fecho de todas as instituições sadristas EPA/KHIDER ABBAS

O líder xiita iraquiano, Moqtada al-Sadr, anunciou, nesta segunda-feira, a sua “retirada definitiva” da cena política no Iraque perante a crise política que o país árabe vive desde as eleições de Outubro de 2021. “Decidi deixar de intervir nos assuntos políticos. Anuncio a minha retirada final e o encerramento de todas as sedes das instituições políticas [do movimento sadrista]”, disse o líder do principal partido no Iraque.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar