Ataque terrorista a um hotel da capital da Somália faz pelo menos 12 mortos

Ataque foi reivindicado pelos extremistas islâmicos da Al-Shabab, grupo armado com ligações à Al-Qaeda.

Foto
Extremistas islâmicos do Shebab invadiram o hotel Hayat na sexta-feira à noite em dois carros-bomba, por entre tiros e explosões EPA/SAID YUSUF WARSAME

Pelo menos 12 civis foram este sábado mortos em confrontos entre fundamentalistas islâmicos do movimento Al-Shabab, que atacaram um hotel de Mogadíscio, e forças de segurança, disseram as autoridades da Somália.

“As forças de segurança continuaram a neutralizar os terroristas que estavam cercados num quarto do hotel, a maioria das pessoas foi resgatada, mas, nesta fase, confirmamos a morte de pelo menos oito civis”, disse um responsável Mohamed Abdikadir, citado pela agência de notícias France-Presse.

Jihadistas da Al-Shabab, filiada na rede terrorista Al-Qaeda, atacaram o hotel Hayat na sexta-feira à noite com dois “carros-bomba”, entre tiros e explosões.

“As forças de segurança resgataram dezenas de civis, incluindo crianças, que ficaram presos no edifício”, disse Abdikadir.

Os atacantes continuavam, ao início deste sábado, escondidos no hotel, ouvindo-se disparos esporádicos e explosões na zona. De acordo com testemunhas, partes do edifício foram destruídas durante os confrontos.

Este foi o maior ataque perpetrado na capital da Somália desde a eleição do Presidente, Hassan Sheikh Mohamud, em Maio.

O movimento Al-Shabab tenta derrubar o Governo somali há mais de dez anos, com intenções de estabelecer um regime que siga uma interpretação estrita da lei islâmica. O hotel Hayat é um local popular entre deputados e outros funcionários do executivo. Não há, para já, informações sobre se algum membro dos órgãos governamentais foi apanhado no ataque.

Sugerir correcção
Comentar