O lixo que nos une

No fundo, os verdadeiros esquecidos das nossas cidades são os seus habitantes. Os habitantes que vivem na mesma casa há 50 anos e lá querem continuar a morar apesar de aparentemente já não serem bem-vindos porque já não trazem riqueza.

Foto
Rui Gaudencio

Quem circula pelas ruas da capital, não pelas principais artérias, mas pelas ruas nas quais só quem mora em Lisboa circula, já se deparou certamente com a última moda lisboeta: caixotes de lixo a transbordar. A maior parte dos leitores deve estar sensibilizado para esta realidade pois já a deve ter presenciado no seu dia-a-dia. Portanto, qual é de facto o interesse deste relato?

A verdade é que finalmente descobri que o interior e o litoral são na realidade mais parecidos do que julgava. Acontece que sou eborense. E em Évora já se está habituado a tais condições. É comum encontrar ruas sujas com calçada irregular o que, dada a faixa etária dos habitantes do centro histórico, certamente não facilita as suas deslocações. É comum encontrar nas ruas da minha infância pequenas florestas de mato. E aqui começam as semelhanças com Lisboa: também aqui durante uma corrida nos bairros típicos me deparei com tais experiências florestais.

No caso de Évora, a flora está acompanhada pela fauna. Ao pombo lisboeta que pinta a cidade museu juntam-se os ratos e as baratas. Pragas normais e sem necessidade de “alarmismos“, segundo comunicado oficial. Contudo, o alarme deve soar quando a situação é recorrente, nada sendo feito de ano para ano. O mesmo comunicado refere um “fenómeno cíclico e controlável” cuja menção pode danificar a imagem pública da cidade. Ora, senhores munícipes, não peçam um município com condições de higiene muito alto, não vá o turista ouvir.

Obviamente estas condições em ambas as cidades afectam principalmente os seus habitantes. Ora, os habitantes gostam do investimento em grandes eventos culturais, mas a que custo? Vale a pena investir milhões a reabilitar o parque Tejo no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude quando o centro de Lisboa transborda de lixo? Vale a pena investir em eventos culturais no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 quando pragas de rastejantes e roedores assolam a cidade Património da Humanidade e as ruas protegidas com esta distinção estão degradadas e esquecidas por quem de direito?

Valer a pena até vale, mas acho que não é preciso ser consultor estratégico em políticas públicas para perceber que antes de canalizar fundos públicos para tais eventos é necessário garantir o bem-estar das populações e do espaço público. Se, por um lado, temos o impacto mediático da capital da Nação como representação da qualidade de vida no nosso país, por outro temos o dever enquanto país de salvaguardar a integridade e habitabilidade de uma cidade reconhecida pela UNESCO como de todos nós. Já para não falar de que o melhor cartão-de-visita de qualquer cidade é a limpeza e a segurança que proporcionam ao visitante.

No fundo, os verdadeiros esquecidos das nossas cidades são os seus habitantes. Os habitantes que vivem na mesma casa há 50 anos e lá querem continuar a morar apesar de aparentemente já não serem bem-vindos porque já não trazem riqueza. Falta definir como prioridade os habitantes das nossas cidades, de forma que estas sejam confortáveis e agradáveis não só para quem visita mas, e acima de tudo, para quem lá mora. Por fim, devemos todos fazer a nossa parte de forma a manter as nossas “casas” limpas e saudáveis mas sem nunca deixar de alertar e reivindicar aos nossos eleitos quando tarefas confiadas pelos cidadãos aos órgãos de poder local (e financiadas com os seus impostos) estão a ser descuradas.

E por tudo isto, a cidade alentejana é prima da cidade lisboeta.

Sugerir correcção
Comentar