Câmara e juntas não têm mãos para tirar o lixo que enche as ruas de Lisboa

A recolha de lixo em Lisboa foi afectada esta semana devido à greve dos trabalhadores da Valorsul. Os moradores estão cada vez mais insatisfeitos com a sujidade da cidade e as Juntas de Freguesia reclamam de verbas “manifestamente insuficientes” para fazer face às consequências das perturbações e ao aumento de lixo.

Foto
As greves agendadas esta semana causaram perturbações na recolha do lixo em Lisboa Rui Gaudêncio

Nesta última semana Lisboa têm-se verificado vários constrangimentos na recolha de lixo na cidade. Mas o problema não é de agora. Os moradores têm mostrado o seu descontentamento nas redes sociais perante ruas que, nos últimos meses, estão cada vez mais sujas devido à acumulação de lixo junto aos ecopontos. Nas imagens partilhadas pelos fregueses é possível, por exemplo, observar sacos no chão, garrafas de cervejas em cima de contentores e caixas de pizza espalhadas num jardim na freguesia da Misericórdia. Mas basta uma volta na cidade para confirmar que este cenário se repete em várias zonas. As queixas são maioritariamente sobre o centro histórico, mas a indignação pelas falhas na recolha de lixo é sentida por todo o concelho.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários