Castelo de Vide celebra o gaspacho da melhor maneira: comendo-o

É o Festival do Gaspacho e vai estar à mesa de 16 restaurantes do concelho até 15 de Agosto.

Foto
Festival do Gaspacho em Castelo de Vide dr

O Festival do Gaspacho está de volta a Castelo de Vide para refrescar Agosto. A receita é simples e a festa faz-se de bons ingredientes: pão, tomate, pimento, cebola e alho, azeite, sal e vinagre; e aqui ou ali com uma variação.

Desde 1 de Agosto e até dia 15, o festival estará em destaque em 16 restaurantes do concelho, que apresentam nas suas ementas a sopa por excelência do Verão.

"Gaspacho tipicamente alentejano, à espanhola, triturado, em pedaços, com presunto ou nas mais diversas receitas”, promete a autarquia, que organiza o evento que tem este “prato refrescante, colorido e apetitoso” como estrela.

“É incontornável na gastronomia alentejana”, mas há “abertura para a criatividade de cada restaurante”.

O detalhe: é “um prato feito à base dos produtos das hortas tradicionais pelo que, indirectamente, também se está a promover e a valorizar os produtos da terra, os quais estão na essência da nossa gastronomia local”, comenta António Pita, presidente da câmara local, que tem ainda um conselho para uma experiência mais refrescante: "vai sempre bem com um bom vinho branco alentejano”.

Os restaurantes aderentes são todos em Castelo de Vide, excepto o Pirolito (Póvoa e Meadas): A Confraria, A Mó 2, A Tasquinha, Blanc Bleu, O Miguel, D’ Johny, Doces e Companhia, D. Pedro V, Jerico, Núcleo Sportinguista, Oásis, Boavista, Sol Nascente.

Sugerir correcção
Comentar