Os distúrbios alimentares aumentam na puberdade e na menopausa. A culpa é das hormonas?

As hormonas por si só não podem causar um distúrbio alimentar, que emerge de uma complexa interacção de factores, incluindo genética, psicologia e ambiente. Mas as hormonas podem desempenhar um papel mais importante do que se pensava anteriormente.

Foto
A progesterona, que é segregada após a ovulação, pode levar a um comportamento de comer em excesso DR/Obi @pixel6propix

Na Primavera do quinto ano, passei as tardes a passear na floresta lamacenta atrás da minha casa, voltando com paus no cabelo e devorando alegremente qualquer petisco que a minha mãe me propusesse. Quando o sexto ano começou, nesse Outono, canalizei a minha energia para outro lado. Tomei consciência da minha roupa, do meu cabelo e — acima de tudo — do meu corpo. Consegui evitar os petiscos da minha mãe, e a maioria dos outros alimentos. No Dia de Acção de Graças, eu estava espantosamente magra. No Natal, já estava na Unidade de Cuidados Intensivos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar