Subscrição anual do Amazon Prime sobe 39%

Em Portugal, a subscrição anual do Amazon Prime passa de 36 euros para 49,90 euros. O aumento da inflação e dos custos operacionais são o motivo da subida de preços que se estende a vários países da Europa.

Foto
Em alguns países europeus o aumento chega aos 43% Reuters/FRANCIS MASCARENHAS

Em Setembro, a Amazon vai aumentar o preço do serviço pago de séries e filmes, o Prime, em vários mercados europeus. A informação foi avançada esta segunda-feira pela gigante tecnológica norte-americana que cita o “aumento da inflação e dos custos operacionais”, bem como a expansão do catálogo. Nalguns países europeus, o aumento chega aos 43%.

Contactada pelo PÚBLICO, a Amazon diz que em Portugal a subscrição mensal passa de 3,99 euros para 4,99 euros (é um aumento de 25%) enquanto a subscrição anual passa de 36 euros para 49,90 euros – neste caso, o aumento ronda os 39%. O mercado espanhol será sujeito aos mesmos aumentos. Já na Alemanha, o segundo maior mercado da Amazon depois dos EUA, uma subscrição anual do Prime passa a custar 89,90 euros (um aumento de 30%).

A mudança de preços também se verifica no Reino Unido, França, Itália, Irlanda, Bélgica e Áustria.

As alterações entram em vigor no dia 15 de Setembro. Apesar do aumento, o serviço de subscrição da Amazon continua a ser significativamente mais barato que a Netflix que pede 7,99 euros por mês para uma conta padrão que apenas pode ser utilizada por um dispositivo — uma conta da Amazon Prime pode ser usada por três em simultâneo.

A actualização dos preços do Prime surge dias antes de a Amazon partilhar os mais recentes resultados financeiros, referentes ao segundo trimestre de 2022. Em Abril, a empresa norte-americana registou a primeira perda trimestral em sete anos devido ao aumento dos custos de gás e a uma diminuição do uso dos serviços pós-pandemia. As acções da empresa dispararam entre 2020 e 2021 devido ao aumento de pessoas a usar a gigante de comércio electrónico.

Editado: Acrescentada resposta da Amazon.

Sugerir correcção
Comentar