A viagem “penitencial” do Papa ao Canadá para pedir desculpa aos indígenas

Durante mais de um século, crianças indígenas foram retiradas aos pais para frequentarem escolas cristãs onde milhares foram sujeitas a abusos sexuais, maus-tratos e negligência. Francisco chega este domingo.

Foto
Os representantes indígenas querem que o Papa Francisco peça desculpas no local onde aconteceram as atrocidades AMBER BRACKEN/EPA

O Papa Francisco saiu este domingo de Roma para realizar a primeira viagem de um pontífice ao Canadá em 20 anos, mas as circunstâncias da visita são tudo menos alegres. Durante uma semana, Francisco vai encontrar-se com representantes dos povos indígenas e com antigos alunos do sistema educativo cristão por onde milhares de crianças indígenas passaram à força e, em muitos casos, foram maltratadas e sexualmente abusadas. É grande a expectativa no Canadá para saber se o Papa vai fazer um pedido de desculpas em nome da Igreja Católica pelos abusos cometidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários