Depois de encontro na Casa Branca, Olena Zelenska discursa perante Congresso norte-americano

A primeira-dama ucraniana encontra-se de visita aos Estados Unidos, onde vai discursar, esta quarta-feira, perante o Congresso. Volodymyr Zelensky assinala que os encontros têm como objectivo pedir o aumento do apoio norte-americano à Ucrânia.

Foto
As delegações dos dois países reuniram-se na Casa Branca, onde o objectivo foi “trazer atenção para o custo humano da agressão da Rússia contra a Ucrânia” Facebook @OlenaZelenska

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, encontrou-se, nesta terça-feira, na Casa Branca com o Presidente Joe Biden e a primeira-dama norte-americana Jill Biden. Zelenska prepara-se agora para discursar perante o Congresso norte-americano, às 11h locais (16h de Lisboa), avançou o gabinete de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes.

As delegações dos dois países reuniram-se na Sala Azul da Casa Branca, onde, confirma a residência oficial do Presidente norte-americano, o objectivo foi “chamar a atenção para o custo humano da agressão da Rússia contra a Ucrânia”. A revista People revela que as duas primeiras-damas estiveram à conversa sobre “o apoio contínuo dos Estados Unidos ao governo da Ucrânia e ao seu povo, na defesa da democracia e na resposta aos significativos impactos humanos da guerra”.

Antes do encontro oficial, o Joe Biden ofereceu um ramo de flores com girassóis, a flor nacional da Ucrânia, a Olena Zelenska. Jill Biden falou com os repórteres presentes, referindo a sua visita à Ucrânia em Maio e o que daí retirou: “Quando voltei, uma das coisas que disse foi que não podemos ir para uma zona de guerra e voltar sem sentir a tristeza e a dor das pessoas.”

A primeira-dama norte-americana acrescentou estar em contacto com a sua equipa para ajudar mães e crianças em questões de saúde mental. Já Olena Zelenska não prestou declarações aos jornalistas presentes.

Posteriormente, houve uma reunião bilateral com outros oficiais, incluindo a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield. Esteve também presente Doug Emhoff, o marido da vice-presidente norte-americana, Kamala Harris. Durante o encontro discutiu-se, confirma a Casa Branca, “como os Estados Unidos podem continuar a aliviar o sofrimento do povo ucraniano através do apoio e assistência humanitária, e a necessidade de responsabilizar os perpetradores de crimes de guerra e outras atrocidades”.

O Presidente dos Estados Unidos ofereceu um ramo de flores com girassóis, flor nacional da Ucrânia, a Olena Zelenska Facebook @OlenaZelenska
Olena Zelenska prepara-se para discursar esta quarta-feira perante o Congresso norte-americano Facebook @OlenaZelenska
As duas primeiras-damas estiveram à conversa sobre “o apoio contínuo dos Estados Unidos ao governo da Ucrânia e ao seu povo" Facebook @OlenaZelenska
“Quando voltei, uma das coisas que disse foi que não podemos ir para uma zona de guerra e voltar sem sentir a tristeza e a dor das pessoas”, disse Jill Biden aos repórteres Facebook @OlenaZelenska
Fotogaleria
O Presidente dos Estados Unidos ofereceu um ramo de flores com girassóis, flor nacional da Ucrânia, a Olena Zelenska Facebook @OlenaZelenska

Uma visita de que se esperam “resultados significativos"

Mais tarde, em mensagem de vídeo, Volodymyr Zelensky assinalou que os encontros visam aumentar o apoio dos EUA à Ucrânia, para “proteger as pessoas do terror russo”. O Presidente da Ucrânia acrescentou ter expectativas de que dos encontros em Washington saiam “resultados significativos”. Já relativamente ao discurso desta quarta-feira perante o Congresso, Zelensky, que também já se dirigiu aos congressistas norte-americanos, em Março, disse acreditar “que será ouvido por aqueles a quem compete tomar as decisões”.

Antes da visita à Casa Branca, Olena Zelenska recebeu um prémio de direitos humanos da Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo, em nome do povo ucraniano. “É uma honra estar aqui e aceitar este prémio, em nome de todos os homens e mulheres ucranianos que lutam hoje contra a agressão russa”, disse a primeira-dama durante a cerimónia.

Foto
Olena Zelenska recebeu um prémio de direitos humanos da Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo Facebook @OlenaZelenska

No início da semana, a mulher do Presidente ucraniano encontrou-se com o secretário de Estado, Anthony Blinken, e a administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Samantha Power. É a segunda vez que Jill Biden se encontra com a sua homóloga ucraniana, depois de ter visitado a Ucrânia a 8 de Maio. Na altura, esteve também numa escola que acolhia pessoas deslocadas.


Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar