Pista do aeroporto de Luton derreteu com a onda de calor e obrigou a desviar voos

As temperaturas extremas em Inglaterra danificaram uma parte da pista de aterragem e descolagem do aeroporto de Luton, a 55 quilómetros de Londres. A pista esteve fechada durante quase duas horas e obrigou a desviar e atrasar voos.

Foto
Aeroporto de Luton, em Oxfordshire MARY TURNER/Reuters

Os voos de e para o aeroporto britânico Luton, nos arredores de Londres, foram temporariamente interrompidos depois de o aumento das temperaturas ter danificado a pista, obrigando companhias aéreas a atrasar ou desviar voos.

Nesta segunda-feira foram registadas temperaturas acima dos 37 ºC em algumas regiões de Inglaterra, e previa-se que fossem atingidos novos recordes de temperatura máxima, acima dos 38,7 ºC, até terça-feira. Grande parte da Europa também tem estado a ferver devido a uma vaga de calor.

Depois da suspensão dos voos às 16h20, a pista para descolagem reabriu às 17h40 e a pista para aterragem, às 18h05. No Twitter, a administração do aeroporto anunciou que os voos estavam suspensos para permitir “uma reparação essencial da pista, após altas temperaturas à superfície terem provocado a elevação de um pequeno troço”.

O aeroporto a cerca de 55 quilómetros do centro de Londres é utilizado por companhias aéreas como a EasyJet, Wizz Air, Ryanair e TUI.

Pelo menos 14 voos tiveram de ser desviados para outros aeroportos, incluindo Gatwick e Stansted, de acordo com os dados do FlightRadar24.

Às 18h20, os ecrãs mostravam atrasos nas partidas do aeroporto de voos com destino a países turísticos como a Grécia e Espanha, e as chegadas de aviões vindos de vários aeroportos europeus apontavam também para mais de quatro horas após o previsto.

Um porta-voz da Ryanair afirmou que a companhia não cancelou nenhum voo de ou para Luton, mas que tinha desviado alguns para o aeroporto Stansted, também em Londres, por causa dos problemas na pista.

Também a Força Aérea Britânica avançou que os seus aviões estavam a utilizar aeródromos em alternativa à base aérea de Brize Norton, devido a temperaturas extremas, depois de a Sky News ter noticiado que o calor tinha derretido a pista na base de Oxfordshire.

Sugerir correcção
Comentar