Sófocles, versão telenovela

A derivação do Édipo Rei que passou pelo Festival de Almada tem a sua graça e os seus momentos cómicos, mas não passa de um entretenimento quase vazio e condescendente.

Foto
O espectáculo de Thomas Ostermeier não parte de Sófocles mas de um texto original de Maja Zade em torno de temas edipianos Gianmarco Bresadola

É uma história conhecida, a de Édipo, o filho do rei Laio e da rainha Jocasta a quem foi profetizado o heroísmo pelo célebre oráculo de Delfos, mas só depois de matar o pai e casar com a mãe. Com mito tão sumarento, Sigmund Freud criou o provavelmente ainda mais célebre complexo de Édipo, popularmente resumido como o desejo subconsciente de, pelo menos simbolicamente, matar o pai e enrolar-se com a mãe. Mas foi Sófocles, uns séculos antes, quem fez da história do príncipe de Tebas a peça que o tempo não cansa e que perdura em muitas interpretações, mais ou menos respeitadoras do original, mais ou menos estimulantes, mais ou menos mirabolantes, mais ou menos distantes. Enfim, o destino de um clássico. Destino que permitiu a Thomas Ostermeier uma abordagem contemporânea, sem deuses nem outras miudezas mitológicas à mistura, onde tudo gira em redor de um acidente ecológico e de uma família digna do enredo de uma telenovela mexicana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar