Os exames deixaram de contar para a nota e isso explica a queda das retenções

Os números de 2020/21, divulgados esta semana, confirmam que no primeiro ano lectivo atingido pela pandemia a quebra dos “chumbos” esteve associada a uma menor exigência, por via das dificuldades sentidas no ensino à distância. Mas mesmo num ano “atípico” houve escolas a colher os frutos de um trabalho que vinha de trás.

Foto
José Alves

Foi um ano “atípico”, sintetiza o director da Escola Básica Manuel da Maia, em Lisboa, Luís Mocho. Face às dificuldades colocadas pela pandemia e o recurso de emergência ao ensino à distância, os professores e as escolas relaxaram a exigência e chumbaram apenas os alunos que não reuniam condições mínimas para passar. No primeiro ano da pandemia as taxas de retenção caíram a pique. Os números das retenções de 2020/21, divulgados há uma semana, confirmam a anormalidade dos resultados de 2019/20.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar