Porto: simplesmente...Vinho regressa à FAUP no 10.º aniversário

De 1 a 3 de Julho, o “salão off”, como lhe chama a organização, juntará 101 vignerons na Faculdade de Arquitectura do Porto. Com um produtor da Galiza como convidado especial.

terroir,festival,vinicultura,vinhos,gastronomia,porto,
Fotogaleria
DR
terroir,festival,vinicultura,vinhos,gastronomia,porto,
Fotogaleria
DR

São já dez anos de gastronomia, arte e, acima de tudo, vinhos. Pelo aniversário, o simplesmente… Vinhos – com a maiúscula no V –, evento assumidamente alternativo, regressa aos jardins da Casa Cor de Rosa da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

A edição de 2022 “marca um certo regresso à normalidade” e vai celebrar, emlow profile", uma década de existência, como explica o mentor do projecto, João Roseira: “Quando começámos a preparar esta edição, ainda não havia segurança suficiente relativamente à pandemia para podermos fazer o que gostaríamos de ter feito. Por isso, vamos comemorar a sério na 11.ª edição.”

Este ano, o salão volta a contar com “o número mágico” de 101 vignerons, ou, como costumam escrever, 100+1, de forma a dar ênfase ao convidado especial. Este ano, há 91 produtores portugueses e dez espanhóis. O convite especial traz ao Porto a Resistência Viticulturista, da Península do Morrazo, na Galiza, produtor que apresentará o seu Enamorado Tinta Fêmea Tinto. João Roseiro justifica o convite: “É um vinho que, atrevo-me a dizer, 95% das pessoas que vão estar no simplesmente…Vinho nunca provaram. Chama-se Tinta Fêmea, é uma casta galega. E não podia ser mais atlântico, as vinhas estão mesmo na praia, na areia. Numa altura em que estão um bocado na moda os vinhos atlânticos, é quase impossível ter uma coisa mais atlântica do que um vinho que está na praia.”

Tinta Fêmea não dirá muito a muita gente, mas diz o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde que “provavelmente” esta casta galega será o Vinhão da região dos Vinhos Verdes.

No espírito alternativo do evento, João Roseira acrescenta: “Quando pensamos em Galiza, a primeira coisa que vem à cabeça de quem gosta de vinhos é Rias Baixas e Albariño. E trazemos uma coisa distinta.”

O mentor do projecto sublinha também o que chama de “semi-novidade” na programação do festival: o brunch 100% biológico. (a edição de 2021 já teve brunch mas a novidade aqui é o ser 100% biológico). O objectivo é que seja, em simultâneo, uma pequena “montra de produtos biológicos portugueses desde o Norte até aos Açores”, alguns dos quais produzidos por vignerons do simplesmente…Vinho. O brunch acontecerá no domingo, 3 de Julho, conta com a colaboração de Ângelo Rocha, um precursor da agricultura biológica em Portugal e incluirá showcooking com produtos do Alto da Serra, apresentados por Luís Soares Duarte.

Como tem sido tradição no simplesmente…Vinho, a programação do evento contempla, a 1 de Julho, sexta-feira, um jantar pop-up, no Semea by Euskalduna. É às 21h30 e o menu de degustação foi elaborado por Vasco Coelho Santos, chef e empresário responsável pelos espaços do universo Euskalduna. A carta de vinhos foi desenhada à medida do desfile variado de sabores do menu de degustação. À chegada, será servido o vinho Ládano Pet-Nat 2021 branco. O jantar será depois harmonizado com propostas de vários produtores: Quinta das Bágeiras, Constantino Ramos, Vieira de Sousa, Area Brava e Quinta do Infantado. O Enamorado Tinta Femea Tinto 2019, um dos protagonistas da edição 2022 do salão, também está na proposta vínica para o jantar, que fecha com a célebre rabanada com gelado de queijo da Serra da autoria de Vasco Coelho Santos.

A simplesmente…Esplanada, a partir das 16h de sexta e sábado, será dinamizada pelas cozinhas dos restaurantes Delicatum e Forneria de S. Pedro.

Durante a edição de 2022 do simplesmente…Vinho, está patente no Pavilhão Carlos Ramos, obra enquadrada na Casa Cor de Rosa, a exposição Paisagem e Arquitectura: da Vinha e do Vinho, organizada pela FAUP e comissariada por Carla Garrido de Oliveira, Filipa Guerreiro e Maria José Casanova. O curador Karl Own leva ao evento a mostra Entre Mito e Fábula, a Arte no Bosque, que recupera momentos e artistas da última década.

Sobre os momentos musicais que vão animar os três dias de evento, José Roseira mantém segredo, mas aceita levantar ligeiramente o pano: “Só posso dizer que – e quem nos conhece vai perceber quem é – um dos jornalistas estrangeiros que vem cobrir o simplesmente…Vinho, também vai actuar.”

Este ano, o evento apresenta pela primeira vez um bilhete geral para os três dias, com o custo de 45 euros. O bilhete diário custa 20 euros e inclui copo e catálogo oficiais, acesso à exposição de arquitectura, à instalação Entre Mitos e Fábula, a Arte no Bosque e à música ao vivo.

O jantar pop-up custa 85 euros por pessoa e obriga a fazer reserva, através do email geral@semeabyeuskalduna.pt. O brunch fica mais barato: 25 euros. Também é necessária reserva. Ambos têm lotação limitada.

Sexta e sábado, o horário de funcionamento é das 15h às 20h; no domingo o horário é mais reduzido, das 12h às 17h.

Texto editado por Ana Isabel Pereira.

Sugerir correcção
Comentar