Guterres pede desculpa aos jovens pela falta de atenção ao mar

Responsável discursou na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos, que decorre na praia de Carcavelos (concelho de Cascais).

Foto
António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa participaram no encerramento do evento EPA/RODRIGO ANTUNES

O secretário-geral das Nações Unidas pediu desculpa este domingo às novas gerações pela falta de atenção dada pelas gerações mais velhas e decisores políticos aos oceanos, sublinhando que ainda se está a caminhar lentamente para reverter o problema.

António Guterres discursava na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022 (UNOC - United Nations Ocean Conference), que decorre na praia de Carcavelos (concelho de Cascais)

“Eu quero pedir desculpa, em nome da minha geração, à vossa geração, relativamente ao estado do oceano, ao estado da biodiversidade e ao estado das alterações climáticas”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, falando para uma plateia de jovens.

O responsável admitiu que a sua geração foi responsável politicamente pela degradação das condições dos oceanos, por ter sido lenta, ou mesmo “sem vontade de reconhecer que as condições se estavam a deteriorar no mar”.

“Mesmo hoje, estamos a caminhar lentamente no sentido de reverter a tendência e reabilitar os oceanos, salvar a biodiversidade e parar as alterações climáticas”, acrescentou.

O secretário-geral da ONU criticou alguns líderes económicos que “só querem saber do valor para os accionistas”, dando como exemplo a indústria de combustíveis fósseis.

Para o responsável é preciso que a sua geração assuma a sua responsabilidade nos erros do passado.

“Vocês [jovens] vão herdar um planeta em perigo e vai ser preciso que façam tudo o que é preciso para reverter as decisões políticas, económicas e também os comportamentos [...] Desejo-vos o maior sucesso, o sucesso que, infelizmente, a minha geração não conseguiu alcançar”, vincou.

Guterres chegou ao local juntamente com Marcelo Rebelo de Sousa, onde eram esperados por 150 jovens oriundos de 30 países, que participaram na iniciativa que pretendia ser “uma plataforma para avançar na acção pelos oceanos e para a implementação de soluções lideradas pelos jovens”.

A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC, sigla em inglês) vai realizar-se este ano em Lisboa (no Altice Arena), co-presidida por Portugal e pelo Quénia, entre 27 de Junho e 1 de Julho, e contará com a presença de chefes de Estado e de governo de todos os continentes.

No decurso destes cinco dias decorrem, igualmente, duas visitas de Estado – do Presidente da República do Quénia, país co-anfitrião da Cimeira dos Oceanos; e do Presidente da República da Nigéria.

São esperados mais de 7000 participantes de mais 140 países, 38 agências especializadas e organizações.

Sugerir correcção
Comentar