BdP sobe tom dos alertas sobre riscos para a estabilidade financeira

Factores como a volatilidade dos mercados ou uma possível “correcção significativa” dos preços da habitação são riscos para a estabilidade financeira, aponta o BdP, que admite também um aumento do incumprimento do crédito.

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

Num cenário de crescente incerteza quanto ao rumo da economia mundial, o Banco de Portugal (BdP) começa a subir o tom dos alertas que faz sobre os riscos que pairam sobre o sistema financeiro. Isso mesmo fica evidente no último Relatório de Estabilidade Financeira, relativo a Junho e publicado esta sexta-feira, onde o regulador elenca seis grupos de ameaças à estabilidade financeira, que se vão acumulando num contexto marcado pela guerra, a inflação em níveis historicamente elevados e o fim da política monetária de juros baixos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar