Anões, touradas, dignidade e liberdade: um caso exemplar

Eis uma tentação que devemos sempre evitar: impor os nossos conceitos de dignidade humana a pessoas que não consideram que a sua dignidade esteja a ser ferida.

Um dos artigos mais lidos este fim-de-semana no PÚBLICO intitulava-se Touradas com anões: ministro da Cultura fala em atentado à dignidade humana. Não admira a sua popularidade – o assunto é fascinante. Um grupo cómico-taurino espanhol composto maioritariamente por anões, chamado Diversiones en el Ruedo, tem quatro actuações marcadas para Portugal. Pode ver-se na net: é um espectáculo circense numa praça, com sete ou oito anões vestidos de palhaços a lidar pequenos novilhos de formas criativas, incluindo numa moto. Não há ferros, nem sangue. Palhaços e vacas não sofrem durante a actuação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 76 comentários