Chamas em Santarém e Castelo Branco combatidas por dez aeronaves

Página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil refere que o incêndio que concentra mais meios deflagrou às 16h55 no concelho do Sardoal, distrito de Santarém, e está a ser combatido por 121 operacionais, apoiados por 27 viaturas e seis aeronaves.

Foto
Rui Oliveira

Quatro incêndios rurais estavam activos em Portugal por volta das 18h deste sábado: os que concentram mais meios de combate, com 200 bombeiros e dez aeronaves, lavram em áreas florestais de Santarém e Castelo Branco.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o incêndio que concentra mais meios deflagrou às 16h55 no concelho do Sardoal, distrito de Santarém, e está a ser combatido por 121 operacionais, apoiados por 27 viaturas e seis aeronaves.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, as chamas estão a lavrar numa área de povoamento florestal perto da localidade de Mivaqueiro, na freguesia de Santiago de Montalegre.

Já a reactivação, pelas 17h de hoje, de um incêndio florestal que deflagrou na quarta-feira no Fundão, distrito de Castelo Branco, está a mobilizar 82 bombeiros, apoiados por 19 viaturas e quatro aeronaves. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco confirmou que o incêndio é a “reactivação” de um outro, com origem na freguesia de Capinha, concelho do Fundão.

Segundo a mesma fonte, as chamas estão a evoluir numa zona de pinhal e mato. A combater o incêndio estão meios de várias corporações, com 81 homens, apoiados por 18 viaturas e quatro aeronaves (dois helicópteros e dois aviões).

Segundo a página de Internet da ANEPC, há ainda outros dois incêndios em curso, de menor dimensão, nos distritos de Lisboa (Torres Vedras) e Vila Real (Montalegre).

Sugerir correcção
Comentar