Bolsa de Lisboa acompanha Europa e recua 0,63%

Índice português que reúne as maiores cotadas nacionais até abriu em terreno positivo, mas inverteu já este manhã, acompanhando a tendência do resto da Europa.

Foto
Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA, anunciou ontem uma nova subida da taxa de juro, de 0,75 pontos percentuais EPA/JUSTIN LANE

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o índice PSI - Portugal Stock Index a subir 0,70%, para os 6053,22 pontos, mas na hora seguinte inverteu esse sentido, recuando 0,63%.

Na quarta-feira, a bolsa de Lisboa terminou a sessão em alta, com o índice PSI a subir 0,42% para 6.012,15 pontos e com o BCP em destaque nos ganhos.

As principais bolsas europeias, que também tinham encerrado na quarta-feira em terreno positivo, seguem esta manhã quase todas no vermelho.

O índice Stoxx Europe 600, que reúne cotadas de várias praças europeias, recuava no início desta manhã 1,4%, o alemão DAX recuava 1,81%, o francês CAC 40 deslizava 1,53% e o espanhol IBEX 35 cedia 0,69%.

Esta quarta-feira, já as bolsas europeias estavam encerradas, a Reserva Federal dos EUA (Fed) anunciou uma subida de 0,75 pontos percentuais da principal taxa de juro de referência, a maior desde 1994, de forma a combater a inflação, que em Maio ficou em 8,6% na maior economia do mundo.

Umas horas antes, em plena negociação das praças europeias, e após uma reunião de emergência, o Banco Central Europeu tinha garantido que iria combater uma “fragmentação” do mercado da zona euro, prometendo flexibilidade e um mecanismo específico para que os juros das dívidas soberanas de países como Portugal, Espanha, Grécia e Itália – sob pressão esta semana – não sejam mais penalizados. O efeito no mercado foi imediato, tendo os juros recuado ontem e estando a recuar esta quinta-feira para a dívida soberana portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar