Martin Hägglund: “Quis recuperar Marx como um filósofo da liberdade”

Marco da filosofia dos últimos anos, Esta Vida elogia a nossa vida finita e apela a um compromisso radical com o escasso tempo que temos nas mãos. Uma espiritualidade sem Deus rumo a um socialismo democrático.

Foto
Esta Vida foi muito elogiado. Chamaram a Martin Hägglund “o mais importante jovem filósofo da América” Pontus Höök

No dia 3 de Abril de 1968, Martin Luther King, Jr. aterrou em Memphis, no Tennessee, Estados Unidos. Ia apoiar a greve dos trabalhadores negros dos serviços de higiene urbana. As condições de trabalho eram intoleráveis: trabalhavam o dia inteiro com lixo, mas o município não lhes fornecia luvas, equipamento ou sequer um chuveiro. Não tinham autorização para formar um sindicato. Mas não estavam sozinhos: a luta destes operários tinha conseguido unir quase toda a comunidade negra de Memphis, derrubando as divisões entre classes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários