É um dedo com células humanas – só que é um robô

Uma equipa da Universidade de Tóquio (Japão) publica esta quinta-feira os primeiros resultados de um dedo robótico revestido com pele viva, a partir de células humanas.

Foto
O dedo robótico regenera a própria pele depois de ser aplicado um penso de colagénio Shoji Takeuchi/Universidade de Tóquio

Ainda não estamos em tempos, já antecipados pela ficção, em que os robôs substituem os humanos. Já temos robôs humanóides com algumas parecenças a nós, como a robô Sophia que já passou por Portugal. Mas mesmo assim, a ciência continua a desenvolver formas de aproximar a tecnologia de nós, tornando-nos mais semelhantes. Agora, investigadores da Universidade de Tóquio (Japão) apresentam o primeiro dedo robótico que integra pele viva – com a textura correcta e a capacidade de se regenerar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar