Cimeira das Américas regressa aos EUA e pode fracassar antes de começar

Decisão da Administração Biden de não convidar a Venezuela, Cuba e Nicarágua motivou ameaças de boicote e críticas de países como o México e as Honduras. Vários líderes da região acreditam que os EUA querem impor a sua agenda e garantir que as eleições de Novembro não fiquem marcadas por uma crise na fronteira.

Foto
O Presidente dos EUA, Joe Biden, é acusado de apenas estar interessado nas questões relacionadas com a imigração Reuters/TOM BRENNER

Quase 30 anos depois de os Estados Unidos terem organizado a primeira Cimeira das Américas, em Miami, com a visão de unir os dois continentes no mais poderoso bloco de comércio livre em todo o mundo, os líderes da região voltam a encontrar-se em território dos EUA, esta semana, numa realidade que mais parece existir num universo paralelo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários