Quem comprou carro com emissões manipuladas deve ser indemnizado

Caso que envolve a Mercedes leva advogado-geral do Tribunal de Justiça da UE a apoiar pretensão dos consumidores. “Cabe aos Estados-membros definir os métodos de cálculo de tal indemnização.”

Foto
Caso que envolve cliente de um Mercedes C 220 CDI está a ser decidido na Alemanha EPA/RONALD WITTEK (arquivo)

O comprador de um Mercedes C 220 CDI na Alemanha foi para tribunal exigir uma indemnização ao fabricante de carros sediado em Estugarda depois de descobrir que tal modelo usava um sistema que reduzia a reciclagem dos gases de escape sempre que as temperaturas exteriores são mais frias. A acção intentada no Tribunal Regional de Ravensburgo, no mesmo estado de Baden-Württemberg onde a Mercedes tem o seu quartel-general, acabou por ir parar ao Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), cujo advogado-geral se manifestou a favor da pretensão do consumidor.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar