Bruxelas dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência da Polónia

A decisão, que abre a porta a um financiamento de 26 mil milhões de euros, foi anunciada após uma votação no colégio de comissários. Mas as dúvidas sobre a independência do sistema judicial, que impediam a aprovação do programa polaco, não estão totalmente dissipadas.

Foto
Coube ao comissário Paolo Gentiloni apresentar a decisão aos jornalistas OLIVIER HOSLET/EPA

Foi preciso um ano, mas a Comissão Europeia deu finalmente luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência da Polónia, apesar de não estarem totalmente desfeitas as dúvidas sobre a independência do sistema judicial face ao poder político do país, que levaram à abertura de vários procedimentos de infracção contra Varsóvia — e a uma inédita condenação ao pagamento de uma multa de um milhão de euros por cada dia de funcionamento da polémica câmara disciplinar de juízes cujo desmantelamento foi exigido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários