Albanese apresenta o Governo mais paritário da história da Austrália

Confirmada a maioria parlamentar trabalhista na Câmara dos Representantes, primeiro-ministro anunciou equipa com dez ministras.

Foto
Anthony Albanese (ao centro) e o Partido Trabalhista venceram as eleições federais de 21 de Maio BIANCA DE MARCHI/EPA

O Partido Trabalhista Australiano, do novo primeiro-ministro, Anthony Albanese, que venceu as eleições no passado dia 21, apresentou esta terça-feira uma equipa de governo inédita, com a maior presença de mulheres em toda a história da Austrália. No total, são dez ministras, 13 detentoras de cargos em ministérios e 19 porta-vozes.

“É uma equipa emocionante. É uma equipa que transborda talento; com pessoas que estão absolutamente comprometidas em fazer a diferença”, celebrou Albanese.

Segundo o Herald Sun, a maioria dos novos membros do Governo australiano tem uma vasta experiência política, tanto a nível regional ou estadual, como a nível federal.

Entre os principais rostos do novo executivo destacam-se o antigo vice-líder do Partido Trabalhista, Richard Marles, que ficará com a pasta da Defesa; e a ex-líder do Senado, Penny Wong, que já tinha assumido na semana passada, de forma interina, o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros.

Tanya Plibersek vai liderar o Ministério do Ambiente; Katy Gallagher será ministra das Finanças; Mark Dreyfus será procurador-geral; e Linda Burney assumirá os Assuntos Indígenas.

O debate sobre a desigualdade de género é particularmente relevante na Austrália, um país onde o sexo feminino está muitíssimo sub-representado – seja na política ou no mundo empresarial –, e que foi palco de vários protestos recentes, por causa de um inquérito oficial que revelou que uma em cada três funcionárias do Parlamento foi alvo de assédio sexual.

Uma das promessas eleitorais do Partido Trabalhista era a de tomar medidas para mudar a cultura de “clube de rapazes” da política australiana.

O anúncio da composição do Governo teve lugar pouco depois de as autoridades eleitorais terem divulgado os resultados definitivos das eleições federais, que deram a maioria ao Partido Trabalhista, que evitou, dessa forma, ter de depender de outras forças políticas ou deputados independentes para implementar o seu programa.

A Câmara dos Representantes passa a contar com 77 deputados trabalhistas, ao passo que os partidos que faziam parte do Governo anterior – Partido Liberal e Partido Nacional Australiano – se ficam pelos 56 deputados.

Os restantes 16 membros da câmara baixa do Parlamento pertencem a outros partidos, mais pequenos, ou são políticos independentes.

Esta é a primeira vez, em dez anos, que os trabalhistas australianos ficam à frente do Governo, depois de terem derrotado a coligação conservadora liderada pelo ex-primeiro-ministro liberal, Scott Morrison.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários