As eleições presidenciais mais disputadas de sempre têm lugar este domingo na Colômbia

Mais de 300 mil soldados e agentes da polícia vão estar este domingo nas ruas para garantir a segurança na primeira volta das presidenciais. As fronteiras foram fechada durante 48 horas. Mas os riscos não acabam hoje.

Foto
Preparativos para as eleições presidenciais deste domingo na Colômbia SANTIAGO ARCOS/Reuters

Com metade do país em risco de insegurança eleitoral, começam este domingo as eleições presidenciais mais disputadas de sempre na Colômbia, onde as últimas sondagens apontam para uma grande vantagem do candidato de esquerda, Gustavo Petro, na primeira volta, que no entanto se poderá diluir na segunda volta, marcada para 19 de Junho. Nos últimos dias houve combates em cinco departamentos (regiões) e alerta de ameaças em 521 municípios, mas autoridades acreditam haver condições para que o acto eleitoral decorra com tranquilidade e transparência.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar