Idosos SA

O grupo privado de lares topo de gama em Portugal, a multinacional francesa Orpea, manteve uma ligação com uma holding-fantasma, sediada no Luxemburgo. Essa holding chama-se Lipany e é composta por mais de 40 empresas que ajudaram a expansão do grupo de residências, cobriram o pagamento de 700.000 euros a um comissário francês, apresentaram contas com informações fiscais falsas no Registo Comercial ou contornaram as regras italianas do IVA. A Orpea apresentou uma queixa ao Ministério Público francês. Entretanto, o director financeiro da empresa saiu do cargo.

Foto
PAULO PIMENTA

A Orpea, uma das principais multinacionais no sector dos lares de idosos, confiou numa obscura holding luxemburguesa chamada Lipany para o seu crescimento em vários países europeus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários