Francisco Alves e o presunto Absoluto, que fixa carbono no solo

Sabíamos que os porcos pretos alentejanos alimentados com bolota dão presuntos de alta qualidade. E sabemos hoje que se os animais forem criados no sistema da agricultura regenerativa tudo fica melhor. Fica melhor a carne e fica melhor o ambiente. É esse o plano da Absoluto no Alentejo, numa herdade de Montemor-o-Novo.

Foto
Montemor-o-Novo. Guardião do Sabor Francisco Alves daniel rocha/PUBLICO

A ideia acompanha-nos há décadas: comparar presuntos portugueses com presuntos espanhóis é como imaginar um jogo da selecção nacional de futebol contra a selecção espanhola, em que entramos em campo a perder por cinco a zero, mas com a obrigação de recuperar a desvantagem. Sim, a raça de porcos dos dois lados da fronteira é a mesma. E, sim, as casas de referência espanholas usam animais alimentados nos nossos montados, mas a partir daqui tudo muda: mudam os detalhes no abate dos animais, mudam as câmaras de cura e mudam os cuidados de afinação e corte do presunto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar