Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

O Presidente ucraniano disse estar disponível para falar com Putin, “mas sem ultimatos”. Para o conselheiro do ministro dos Assuntos Internos da Ucrânia, a Rússia está a iniciar a terceira fase da guerra. Foram recuperados pelo menos um milhar de corpos no norte de Kiev, avançou a ONU.

i-video
"Vocês causaram isto". Finlândia avança “sem demoras” com a candidatura à NATO Joana Gonçalves

▶ Zelensky afirma que, desde o início da guerra, a Rússia já destruiu 570 instalações de saúde e 101 hospitais, avançou o New York Times. O Presidente disse estar disponível para falar com Putin, “mas sem ultimatos" e acrescentou que as negociações com Moscovo são complicadas.

▶ A Rússia está a iniciar a terceira fase da guerra, “uma luta global para levar a Ucrânia à exaustão”, disse o conselheiro do ministro dos Assuntos Internos da Ucrânia. Anton Gerashchenko acrescentou que a cidade de Kremenchuk foi atingida com oito a doze mísseis russos durante esta quinta-feira.

▶ A Finlândia anunciou a intenção de aderir à NATO “sem demoras”, o que representará o fim da neutralidade do país. Moscovo considera que a decisão representa “definitivamente” uma ameaça para a Rússia.

▶ A Comissão Europeia disse que vai trabalhar com governos europeus para ajudar a Ucrânia a exportar toneladas de cereais que estão bloqueados no país devido ao bloqueio russo dos seus portos. A Ucrânia era o quarto maior exportador de cereais do mundo em 2020-21.

▶ A ONU revelou que foram recuperados pelo menos um milhar de corpos no norte de Kiev, durante as últimas semanas e afirmou que o total de civis mortos na cidade de Mariupol atingiu os milhares.

▶ O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai investigar os abusos cometidos pelas tropas russas nas regiões de Kiev, Cherniguiv, Kharkiv e Sumi. A resolução, foi aprovada por 33 votos a favor, dois contra e 12 abstenções.

Sugerir correcção
Comentar