Billy Wilder e ele, Jonathan Coe

O crepúsculo do cinema clássico americano — como num ensaio. A iniciação ao amor e suas catástrofes — como num romance de aprendizagem. Páginas como sequências de uma comédia física taciturna, morosa. Eis O Sr. Wilder & Eu, de Jonathan Coe.

Foto
American writer, producer, and film director Billy Wilder, 1969. (Photo by © Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images) Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images

A páginas tantas damos de caras com a Velha Hollywood no seu espampanante ocaso: um velho realizador e o seu argumentista cúmplice, e respectivas esposas, num restaurante de um barroquismo vetusto, Le Bistro, em Nort Cannon Drive, Beverly Hills, Los Angeles. Estamos no final dos anos 70, a Nova Hollywood já tomou conta dos lugares, observando tudo com o majestático desinteresse dos vencedores.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar