Moção de censura faz cair Governo do Paquistão

Encurralado, o primeiro-ministro insiste na tese da “conspiração externa” promovida pelos Estados Unidos para o derrubar. Também pediu aos seus apoiantes para saírem à rua.

Foto
Imran Khan tornou-se o primeiro primeiro-ministro derrubado pelo Parlamento no Paquistão SAIYNA BASHIR/Reuters

Prometera aceitar a decisão do Supremo Tribunal, avisando, ao mesmo tempo, que se fosse afastado não reconheceria um governo da oposição. Este sábado, o primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, voltou a fazer de tudo para contornar a votação, na Assembleia Nacional, de uma moção de censura proposta pela oposição contra o seu Governo. Foi preciso uma intervenção do Exército, que tantos governos elegeu e derrubou nesta potência nuclear com 220 milhões de habitantes, para os deputados poderem votar a moção, já passava da meia-noite em Islamabad. Khan caiu assim com uma votação – nunca nenhum primeiro-ministro paquistanês terminou o mandato mas, até agora, também nunca nenhum tinha sido derrubado pelo Parlamento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários