Academia diz que Will Smith se recusou a abandonar a cerimónia dos Óscares

A Academia disse ainda que já foi iniciado um procedimento disciplinar contra Smith pelo seu comportamento na cerimónia de domingo.

Foto
Will Smith agrediu o comediante Chris Rock momentos antes de ganhar um Óscar Reuters/DANNY MOLOSHOK

O actor Will Smith recusou-se a abandonar a cerimónia de entrega dos Óscares, depois de lhe ter sido pedido que saísse, após agredir o apresentador Chris Rock, revelou esta quarta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela atribuição dos Óscares.

A Academia disse ainda que já foi iniciado um procedimento disciplinar contra Smith pelo seu comportamento na cerimónia de domingo. Será tomada uma decisão na reunião de 18 de Abril e entre as consequências possíveis estão a “suspensão, expulsão, ou outras sanções.”

“As coisas desenrolaram-se de uma forma que não poderíamos ter previsto”, disse a Academia, em comunicado. “Mas reconhecemos que poderíamos ter gerido a situação de forma diferente.”

Durante a cerimónia dos Óscares, no domingo à noite, o actor Will Smith subiu ao palco e agrediu Chris Rock, depois de o comediante ter feito uma piada sobre a mulher de Smith, enquanto apresentava um dos prémios. O actor regressou ao seu lugar, deixando Rock incrédulo, mas continuou a gritar — nos Estados Unidos o som foi cortado para que não se ouvissem os palavrões.

Rock recompôs-se e apresentou o Óscar de Melhor Documentário, como era suposto. Smith foi confortado por vários colegas de profissão e muito aplaudido quando recebeu o Óscar de Melhor Actor, momentos depois.

Apresentadoras sentiram-se “enojadas"

Esta quarta-feira, duas das apresentadores da cerimónia, também elas comediantes, revelaram ter ficado enojadas pelos acontecimentos. “Ainda impressionada e traumatizada, disse Amy Schumer na rede social Instagram. “Adoro o meu amigo @chrisrock e acho que ele reagiu como um profissional. Ficou em palco e deu o Óscar ao seu amigo @questlove e aquilo tudo foi muito perturbador.”

Wanda Sykes também disse que se sentiu mal fisicamente. “Ainda estou traumatizada”, afirmou numa entrevista com Ellen DeGeneres. Disse ainda que Smith deveria ter sido retirado da sala e que não devia ter sido permitido que ficasse para receber o seu prémio.

Menos de uma hora depois do incidente, Smith recebeu o Óscar de Melhor Actor e fez um discurso emocionado, em lágrimas, em que pediu desculpa aos outros nomeados e tentou justificar-se, mas sem nunca referir Chris Rock. “Passaram a mensagem errada”, concluiu Sykes.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários