Morreu antigo deputado e eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira

Joel Hasse Ferreira foi deputado eleito pela antiga UEDS (União da Esquerda para a Democracia Socialista), na III legislatura, e pelo PS, na VI, VII, VIII e IX legislaturas.

Foto
O antigo deputado Joel Hasse Ferreira Carlos Lopes/ARQUIVO

O socialista Joel Hasse Ferreira, antigo deputado, eurodeputado, vereador e presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, morreu sexta-feira, aos 77 anos, disse à agência Lusa fonte do Partido Socialista (PS).

Nascido a 13 de Julho de 1944, Joel Hasse Ferreira foi deputado eleito pela antiga UEDS (União da Esquerda para a Democracia Socialista), na III legislatura, e pelo PS, na VI, VII, VIII e IX legislaturas.

Foi também eleito para o Parlamento Europeu, já depois de ter exercido funções como deputado à Assembleia da República e como vereador e presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, entre outros cargos políticos que desempenhou em representação do PS.

Licenciado em Engenharia Civil e doutorado em Ciências de Gestão, Joel Hasse Ferreira foi também professor catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, professor coordenador do Instituto Superior de Tecnologia e professor convidado da Universidade Nova de Lisboa.

Marcelo lamenta

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Joel Hasse Ferreira, recordando a sua dedicação à causa pública.

“O Presidente da República lamenta o falecimento prematuro do antigo deputado Joel Hasse Ferreira e endereça à família e aos amigos sentidas condolências”, refere uma nota publicada na página oficial da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa realça que, “enquanto deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, autarca e titular de outros cargos públicos, Joel Hasse Ferreira dedicou a sua vida à causa pública”.

Ferro manifesta pesar

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, manifestou o seu pesar pela morte de Joel Hasse Ferreira, recordando a sua “longa e distinta carreira dedicada à causa pública”.

“Foi com tristeza e saudade que tomei conhecimento do falecimento, aos 77 anos, de Joel Hasse Ferreira”, refere Eduardo Ferro Rodrigues, numa nota enviada à Agência Lusa.

O presidente do Parlamento realçou que Joel Hasse Ferreira teve “uma longa e distinta carreira dedicada à causa pública, destacando-se sempre em todos os cargos que foi chamado a desempenhar”.

“Como deputado à Assembleia da República, eleito inicialmente, na III legislatura, pela União da Esquerda para a Democracia Socialista, e posteriormente, nas VI, VII, VIII, IX e X legislaturas, já pelo Partido Socialista, Joel Hasse Ferreira teve uma intervenção preponderante na discussão de iniciativas ligadas aos temas económico-financeiros, nomeadamente na aprovação dos Orçamentos do Estado”, recorda Ferro Rodrigues.

“A par da política, Joel Hasse Ferreira desenvolveu uma carreira académica de prestígio, tendo sido professor catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, professor coordenador do Instituto Superior de Tecnologia e professor convidado da Universidade Nova de Lisboa”, acrescenta a segunda figura do Estado, que endereça à família, amigos e ao PS “as mais sentidas condolências”.

PS fala em “hora de perda"

O PS lamentou a morte de Joel Hasse Ferreira. “O Partido Socialista lamenta a morte de Joel Hasse Ferreira, antigo deputado e eurodeputado, que partiu ontem aos 77 anos”, refere o partido, numa nota enviada à Lusa.

“Nesta hora de perda, o Partido Socialista endereça as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Joel Hasse Ferreira”, refere a nota.

Sugerir correcção
Comentar