Costa, o decano da Europa

Entre os 27 países da União Europeia, António Costa é o mais experiente primeiro-ministro. Em longevidade, só rivaliza com Órban e Bettel.

Desde que é primeiro-ministro, António Costa já viu desfilar no Conselho Europeu dezenas e dezenas de chefes de Estado e de Governo. Feitas as contas, os únicos primeiros-ministros que lá encontrou em 2015, quando tomou posse, e que ainda se mantêm em funções são apenas três: Viktor Orbán (no poder na Hungria desde 2010), Xavier Bettel (eleito no Luxemburgo em 2013) e Mark Rutte, o polémico primeiro-ministro dos Países Baixos desde 2010 e considerado o líder dos “frugais” (conjunto de países a que pertencem também a Suécia, Dinamarca e Áustria). No grupo dos 27, António Costa já pode ser considerado um decano. E talvez por isso a sua voz mereça ser ouvida com mais atenção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários