Ambientalismo não está fora de moda, mas a sua representação política sim

Eurobarómetro do final de 2021 revela que para os portugueses, depois da pobreza e da seca, as opções climáticas são a terceira principal preocupação.

pan,goncalo-ribeiro-telles,politica,verdes,psd,ps,
Fotogaleria
Bebiana Cunha, ainda líder parlamentar do PAN, e Inês Sousa Real, porta-voz do partido Nuno Ferreira Santos
pan,goncalo-ribeiro-telles,politica,verdes,psd,ps,
Fotogaleria
Os dois deputados do PEV, Mariana Silva e José Luís Ferreira, falharam a eleição nas legislativas de Janeiro Daniel Rocha/PUBLICO

Numa primeira leitura aos resultados das eleições legislativas antecipadas de 30 de Janeiro de 2022 poder-se-ia concluir que o ambientalismo teria entrado num ocaso político. Dos dois partidos que, formalmente, reivindicavam essa causa, Os Verdes, sempre em coligação com as declinações do PCP nas coligações APU [Aliança Povo Unido] e CDU [Coligação Democrática Unitária], perderam os seus dois deputados, e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) passou da eleição de um grupo parlamentar de quatro deputados nas legislativas de 2019 à condição de deputada única, Inês de Sousa Real.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários