Entre a maioria absoluta e a guerra na Ucrânia, que espaço para Marcelo?

Este é o cenário que Marcelo Rebelo de Sousa não anteviu. Um ano passado sobre a tomada de posse para o segundo mandato, o panorama político mudou radicalmente. E agora, Presidente?

Foto
O Presidente da República embarca num novo ciclo do mandato, marcado pela maioria absoluta do PS e pela guerra LUSA/JOÃO RELVAS

Quando tomou posse para o segundo mandato presidencial, faz esta quarta-feira um ano, Marcelo Rebelo de Sousa tinha a instabilidade como uma das poucas certezas quanto ao futuro. “Está tudo com um grau de indeterminação tremendo, às vezes tudo muda no intervalo de dias”, disse ao PÚBLICO na altura. Falava da pandemia e da reconstrução profunda que seria necessário fazer depois dela, da crise económica e social, do risco de ingovernabilidade com uma minoria já sem “geringonça” em que se apoiar, da falta de alternativa política.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários