Volta Kennan, estás perdoado!

George Kennan sabia que era preciso conter o expansionismo soviético, mas também sabia que as contradições da URSS acabariam por derrubar o regime por dentro. Mas era preciso tempo. E uma estratégia...

Não conhecemos, ainda, o desfecho da guerra. Mas mais importante que a vitória militar é o que se faz, politicamente, com ela. Pode-se estar preparado para lançar uma guerra, mas não estar preparado para gerir a paz. Como os Estados Unidos no Iraque, o mesmo pode acontecer com a Rússia. Se vencer, o que vai a fazer com a vitória? Instaurar um governo fantoche em Kiev? Dividir o país ao meio e ocupar o Leste? Anexar a Ucrânia? Em tal caso e seja qual for a solução, a Ucrânia ficará geopoliticamente separada do Ocidente. E isso muda tudo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários