Para quem é precário toda a vida, pensar na reforma é um privilégio

Saltam entre trabalhos temporários, recebem “por baixo da mesa” ou não conseguem sair do desemprego. Com poucos anos de descontos para a Segurança Social, a reforma será uma batalha: há quem tenha medo de não ter o que comer ou quem se imagine a trabalhar a vida toda. E, mesmo os jovens, já pensam em alternativas para sobreviver na sua velhice.

RG Rui Gaudêncio - 11 Fevereiro 2022 - Mafalda Escada fotorafada para trabalho sobre jovens e a reforma. Lisboa. Público
Fotogaleria
Mafalda Escada Rui Gaudêncio
dro daniel rocha 12 fevereiro 2022 - PORTUGAL reportagem sobre jovens e a reforma Xavier Ovidio artista plastico
Fotogaleria
Xavier Ovídio Daniel Rocha

Cristina Sousa, de 47 anos, cresceu em Soutilha das Aguieiras, uma pequena aldeia em Mirandela. Para tomar conta dos cinco irmãos mais velhos, foi obrigada a sair da escola quando completou o sexto ano de escolaridade. À revelia dos pais, chumbou de propósito no ano escolar anterior na esperança de ter mais um ano de aulas mas rapidamente teve de começar a trabalhar. Durante a adolescência passava os dias na apanha da azeitona, da batata e, no fim do Verão, não faltava às jornadas das vindimas. Por vezes, viajava até às pequenas comunas de Nouvelle-Aquitaine, no Sudoeste de França, para apanhar morangos, kiwis ou tabaco.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários