Em dois meses houve 1320 voos com passageiros sem teste à covid

No período em que foi exigido teste à covid a quem também tinha certificado de vacinação, entre 1 de Dezembro e 6 de Fevereiro, a PSP e o SEF identificaram 3273 passageiros alvo de contra-ordenação, implicando no mínimo 1320 voos de 30 companhias aéreas. Mesmo com os valores mínimos, estão em causa 32,7 milhões de euros.

Foto
Agravamento das coimas entrou em vigor a 1 de Dezembro Daniel rocha

Entre 1 de Janeiro e 8 de Fevereiro, o regulador da aviação civil, a ANAC, recebeu 1093 denúncias da PSP e do SEF, ligadas a trinta companhias aéreas que transportaram passageiros sem o obrigatório teste à covid-19. Isto depois de, em Dezembro, o número não ter ido além das 227 denúncias, envolvendo 29 empresas (que o regulador não identifica). Assim, no período em causa, e que diz respeito à fase em que se exigiu teste negativo mesmo aos passageiros com vacinação completa, as forças de seguranças detectaram e comunicaram 1320 casos de incumprimento legal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários