Organismo que representa os Politécnicos escolhe pela primeira vez uma mulher para a sua liderança

Maria José Fernandes, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, foi eleita por unanimidade para um mandato de dois anos à frente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Foto
Maria José Fernandes é presidente do Politécnico do Cávado e do Ave desde 2017 DR

A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes, é a nova líder do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). É a primeira vez que o organismo que representa o ensino superior politécnico público será liderado por uma mulher.

Maria José Fernandes vai substituir Pedro Dominguinhos, de quem foi vice-presidente no CCISP nos últimos quatro anos, pelo que a sua escolha aconteceu sem grande surpresa. A eleição, por unanimidade, aconteceu esta quinta-feira. A tomada de posse está agenda para Abril.

A presidente do IPCA estabeleceu como “fundamental” que os politécnicos possam atribuir o grau de doutor – uma possibilidade incluída na Lei de Graus e Diplomas em 2018, mas que nunca foi regulamentada –, anunciando-a como “uma das prioridades deste início de mandato” num comunicado divulgado após a eleição. Os institutos superiores pretendem que a situação seja resolvida pela Assembleia da República no arranque da nova legislatura, esperando também que os deputados autorizem a alteração da designação para Universidades Politécnicas, como há muito vêm defendendo.

A nova presidente do CCISP aponta ainda a necessidade de fazer “reformas fundamentais nos próximos anos”, nomeadamente a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e do Estatuto da Carreira de Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico. “O CCISP quer participar e ser parte integrante no processo de transformação social e de desenvolvimento cultural de Portugal”, sublinha Maria José Fernandes.

Outra prioridade do mandato é “continuar a afirmar o ensino superior politécnico no panorama nacional e internacional, com a interligação permanente com todo o ecossistema: tecido empresarial, autarquias, instituições púbicas e privadas, famílias, entre outras”.

A nova presidente do CCISP é licenciada em Gestão, doutorada em Ciências Empresariais, e tem o título de agregada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. É, desde 2017, presidente do IPCA, com sede em Barcelos e que, nos últimos anos, se alargou em vários concelhos do Minho, com oferta de licenciaturas e pós-graduações e, sobretudo, de cursos técnicos superiores profissionais. Além disso, Maria José Fernandes é presidente do Colégio de Especialidade de Contabilidade Pública da Ordem dos Contabilistas Certificados e é uma das autoras do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

O CCISP é constituído por todos os institutos superiores politécnicos públicos, bem como, as escolas superiores não integradas e as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Madeira, sendo um dos organismos de consulta do Governo e da Assembleia da República em matérias relacionadas com o Ensino Superior tendo, por exemplo, sido ouvido pelo primeiro-ministro António Costa na semana passada a propósito da constituição do novo Governo.

Sugerir correcção
Comentar