Nem certificados nem testes. Lituânia levanta restrições aos turistas europeus

A partir de agora, as exigências para visitar a Lituânia “não diferem da pré-pandemia” para viajantes do Espaço Económico Europeu, EUA e mais alguns países.

Foto
Na cidade lituana de Kaunas, Capital Europeia da Cultura 2022, durante um espectáculo Martynas Plepys

A Lituânia “tornou-se um dos países europeus mais abertos”. É assim que o Turismo oficial resume a decisão do Governo lituano de levantar as restrições aos visitantes de quase toda a Europa.

Para todos estes viajantes, “deixa de ser necessário o certificado de vacinação contra a covid-19, ou documentação de recuperação, assim como testes”. A entrada na Lituânia, sublinha-se em comunicado, “volta a ser como nos tempos pré-pandemia”. Na Europa, incluem-se todos os Estados-membros da União Europeia e países associados a Schengen, Suíça, Andorra, Reino Unido, Mónaco, São Marinho e Vaticano. Fora do continente, Israel, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Geórgia, Taiwan e Ucrânia – a lista deverá ser actualizada entretanto.

A medida entrou em vigor esta terça-feira e, para visitantes de outros países que não estejam incluídos na lista, mantêm-se as condições de controlo da pandemia, nomeadamente a exigência de vacinação, mas para quem apresentar teste negativo não será necessário realizar mais testes ou períodos de isolamento no país. Os cidadãos de países externos à União Europeia mas que integram o sistema do certificado digital da UE poderão entrar só com a apresentação deste documento.

“A decisão tomada pelo Governo lituano segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde de levantar ou aliviar as restrições de viagem, uma vez que as medidas rigorosas da covid-19 podem potencialmente causar danos económicos e sociais”, lê-se no documento.

O objectivo é claro: “reerguer a indústria turística”, “enviando uma mensagem positiva a todo o sector”, particularmente afectado pela pandemia, comentou Aušrinė Armonaitė, ministro da Economia e Inovação, citado no comunicado. “As restrições anteriores já não servem o propósito desejado, e apenas teriam um impacto negativo na economia”, diz Armonaitė, “tendo em conta que a actual estirpe do vírus é considerada mais moderada”.

Segundo dados do Turismo da Lituânia – país que este ano tem uma Capital Europeia da Cultura, Kaunas –, antes da pandemia o número de turistas atingia os dois milhões (em 2019) e o país aposta numa “recuperação rápida” e no regresso a estes valores.

No território continua a ser obrigatório o uso de máscara em espaços públicos fechados (cirúrgica em geral, FFP2 em eventos). Para entrar em bares, restaurantes e espaços similares deixou de ser necessário o certificado ou testes negativos.

A informação sobre requisitos para entrar no país estará actualizada no site do Turismo da Lituânia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários